sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

como é bom ser e ter avó

Acho que todo mundo tem saudade de alguma coisa gostosa que a vovó fazia. Quem não tem?!

As minhas avós eram totalmente opostas.

A vó Maria, mãe da minha mãe, era uma portuguesa, com 11 filhos, que vivia de avental cozinhando no fogão à lenha. Lembro do arroz com brócolis que ela fazia na panela de ferro. Era uma delícia raspar o fundo que tinha aquele arroz tostadinho, grudado na panela. A casa sempre cheirava comida!

A vó Nina, mãe do meu pai, era uma italiana baixinha, de língua afiada, falante e teimosa. Minha mãe diz que eu sou igualzinha! rsrsrsrs Ela também cozinhava muito bem. Preparava molhos de tomate que ficavam o dia inteiro fervendo na panela. Lembro da casa cheirando tomate e das panelas borbulhando! Mas a maior lembrança que tenho é de quando ela vinha em casa e ficava jogando buraco comigo!

Eu acho que meus filhos também têm lembranças deliciosas!
A vó Noêmia, mãe do Marcelo, mineira, além de boa cozinheira era uma sábia! Mãe de cinco filhos, 4 homens e 1 mulher. Lembro da minha mãe perguntando pra ela: "Como você consegue conviver tão bem com 4 noras?!" e ela, sabiamente respondeu: "Só escuto o que me interessa!" háháhá!
Mas, vamos voltar pra cozinha. Noêmia fazia compotas, chutney e empadinhas que deixaram saudade! E todo dia 25 de dezembro, o prato especial do almoço de Natal era o "Churrasco Grego", que ela não dava a receita nem se você pedisse de joelhos. Felizmente, tive o privilégio de herdar a receita, mas também não dou pra ninguém!
A minha mãe, vó Zilda, agora bisavó, todo mundo conhece e sabe dos seus dotes culinários. Ela criou meus filhos a pão de ló! Sempre tinha um bolo, uma sobremesa que eles gostavam. Até hoje, eles pedem "vó, faz aquele pavê, faz aquele bolo, etc. que eu gosto?!" E ela corre pra cozinha, e com o maior prazer vai fazer um agrado pros netos.

E acho que é por isso tudo que eu também resolvi ser avozinha. Como o João Pedro ia se lembrar da vó Vera? Eu tinha que fazer alguma coisa que ele se lembrasse quando fosse mais velho! Os cupcakes! Ele chega na minha casa e logo pergunta: "vovó, tem bolinho?" E se não tem, corro pra cozinha fazer!

Neste último feriado, ele ficou comigo e me ajudou com uma nova receita que foi aprovada. João Pedro adorou o cupcake de limão!

É muito bom ser e ter avó, não acham???

João Pedro, meu ajudante

recém saídos do forno

cupcakes de limão

aprovadíssimo pelo meu maior fã

Um comentário: